buscar

Dá pra fazer arte com qualquer coisa? Vik Muniz prova que sim

Podemos encontrar por aí diversas criações incríveis. Toda criação tem relação com a criatividade, ou seja, criatividade é como nós nos nivelamos com a criação.

Entretenimento
2 meses atrás
Dá pra fazer arte com qualquer coisa? Vik Muniz prova que sim

Vik Muniz é um fantástico artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos, que cria imagens com qualquer coisa, com papel desfiado, nuvens, açúcar, macarrão, e até arames.

Em uma palestra TED de fevereiro de 2003, ele conta comenta sobre alguns de seus trabalhos. Coisa que deixa qualquer um de boca aberta com o sensacional talento dele.

As artes de Vik Muniz

Vik Muniz nome artístico de Vicente José de Oliveira Muniz, ele conta que: “Os primeiros trabalhos foram realmente objetos. Foi um tipo de mistura de objeto encontrado, desenho de produto e propaganda. E chamei de relíquias. Foram mostrados em primeiro na Stux Gallery em 1983.”

Depois que Vik Muniz fez algumas obras de arte, meia que engraçadas remodelando objetos, ele partiu para trabalhos com nuvens. “Porque nuvens podem significar qualquer coisa que quiser. Mas agora queria trabalhar num modo de baixa tecnologia, então alguma coisa que significaria ao mesmo tempo um tufo de algodão, uma nuvem e as mãos em oração.” Disse Vik.

Em seguida, o artista passou a criar arte com arame. “E então decidi fazer estas renderizações simples, que primeiramente são tidas como desenhos de linhas. E então eu fiz com arame.” Relata ele.

E da mesma forma a história da representação evoluída do desenho da linha para o desenho da sombra. Vik queria ir além que lidar com outros tipos de materiais. Ele então, começou a fazer lindas paisagens usando linha de costura.

“Partindo destas linhas, decidi marcar a idéia de pontos, mais como o tipo de representação que encontramos nas próprias fotografias. Encontrei um grupo de crianças numa ilha caribenha Saint Kitts, e trabalhei e brinquei com elas. Tirei fotos delas. Assim que cheguei em New York, decidi — que elas eram crianças de plantadores de açúcar. E manipulando açúcar sobre papel preto, fiz retratos deles.” Relatou Vik Muniz.

Ele não parou por aí, passou a introduzir outras ideias a partir do chocolate. Criou grandes telas com desenhos feitos com fio de chocolate. “Percebi que podia adicionar mais alguma coisa Estava tentando fazer um assunto — alguma coisa que interferisse com os temas, então chocolate é muito bom, porque tem — me veio a mente idéias de um romance escatológico.” Disse ele.

Até então, nenhum trabalho de Vik tinha especificamente cores, mas depois ele começou usar algumas cores. “A primeira vez que trabalhei com cores foi fazendo mosaicos com amostras de Pantone. Eles terminaram em um quadro muito grande, e o fotografei com uma câmera muito grande.” Conta o artista.

É realmente fascinante todo o trabalho de Vik Muniz, ele consegue representar literalmente qualquer coisa através de matérias bem inusitado.

“Acho que não é realmente sobre impressão, fazendo pessoas caírem numa ilusão realmente perfeita, assim como fazer — eu geralmente trabalho no limiar mais inferior da ilusão visual. Porque não é sobre enganar alguém, é realmente dar a alguém uma proporção para sua própria crença: quanto você quer ser enganado. Esta é a razão porque pagamos para ir a shows de mágica e coisas desse tipo. Bem, eu penso assim.” Finaliza o artista Vik Muniz.

Confira a lista dos filmes indicados ao Oscar 2020
A lista mais aguardada por quem ama filmes finalmente foi divulgada, Coringa lidera, com 11 indicações a premiação do Oscar 2020 da Academia de Artes e Ciências...
Filme conta treta entre Ford vs Ferrari
O mundo das corridas sempre foi cheio de grandes histórias fascinantes de superação, esforço e, é claro, muita velocidade. Mas além do que é deixado nas pistas, as...
Veja a resposta de Samuel L. Jackson sobre a declaração polêmica de Scorsese sobre filmes da Marvel
O diretor Martin Scorsese fez uma declaração muito polêmica durante uma entrevista sobre seu novo filme "O Irlandês", o cineasta afirmou que os filmes da Marvel não são...
Stranger Antenna: o app da Netflix com as novidades de Stranger Things
A Netflix como sempre está trazendo novidades divertidas, desta vez para o lançamento da nova temporada de Stranger Things, ela lançou um app especial que brinca com um dos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...