buscar
´

Mangá, Manhua e Manhwa: o que são e suas principais diferenças

HQs orientais histórias em quadrinhos japonesas, mas não são todos mangá e sua leitura é de trás para frente. Teve origem por meio do Oricom Shohatsu, Teatro das Sombras.

Entretenimento
3 meses atrás
Mangá, Manhua e Manhwa: o que são e suas principais diferenças

Esses três segmentos se baseiam como uma história em quadrinhos com diferenças, e quem não ama umas histórias dessas? Acho que todos. Basicamente existem algumas diferenças na ordem de leitura e local que foi produzido essas histórias, porém, todos os três são de origem Oriental, onde os produtores tentam abordar diversos gêneros, trazendo cada um com seus focos temáticos diferentes.

Podemos observar que algumas histórias desses quadrinhos viraram animes e desenhos, mantendo um bom estabelecimento nas mídias, como Dragon Ball, cavaleiros do zodíaco, Naruto entre outros.

Clássico desenho de mangá (fonte: brasil escola)
Clássico desenho de mangá (fonte: brasil escola)

Os estilos das histórias e o tema abordado basicamente é o mesmo, se tornando muito parecido nessa parte, o que realmente muda é a dinâmica de leitura, trazendo uma leitura de trás para frente em alguns modelos, ou seja, leitura de direita para a esquerda.

Levando ao pé da letra, esses nomes tem um significado parecido como pinturas, textos e imagens, levando em conta histórias “improvisadas” de uma maneira que dissemine a cultura de seu continente para o mundo todo.

Richard Outcault, foi o primeiro criador das histórias em quadrinho dando início as mesmas no ano de 1895, podemos observar que já faz um tempo e que essas histórias começaram a ser produzidas em estilos diferentes. Com essa grande ideia, outras companhias começaram a investir nesses modelos de história em quadrinhos, tornando a leitura mais divertida e menos cansativa pois são apresentados diversas imagens de cada situação da história.

A maioria das histórias em quadrinhos atualmente, recebem uma oportunidade de virar livro, séries ou até mesmo filmes, como a série de zumbi mais conhecida no mundo: “The walking Dead”.

O Mangá

Os Mangás são histórias em quadrinhos japoneses, caracterizados por cenários que representem surpresa e demonstrem uma enorme expressividade em suas histórias. Normalmente essas histórias são publicadas em preto e branco, contendo algumas páginas coloridas para demonstrar a comemoração de algum acontecimento ou algo relacionado com harmonia. Sua dinâmica de leitura é de direita para a esquerda (o que soa um pouco diferente para a turma do ocidente) e sua produção foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada na década de 40, especificamente no ano de 1945.

Outro modelo de traço Mangá (fonte: divulgação)
Outro modelo de traço Mangá (fonte: divulgação)

Em relação a publicação, varia entre volumes desses quadrinhos e podem ter postados uma vez ao mês, uma vez na semana ou uma vez a cada dois meses, isso depende do tipo de revista e companhia que queira publicar a arte. Uma das revistas conhecidas que publicam essas histórias é a Weenkly Shonen Jump, que por sua vez, já teve como produção algumas histórias conhecidas para a gente aqui, como Naruto; One piece; My Hero Academia entre outros.

Atualmente, conseguimos encontrar diversos temas nas histórias dos mangás, porém a maioria, representava um pouco a cultura de seu país de origem: O Japão. Os temas podem ser diversos, sendo dependentes da escolha de cada criador dos títulos.

Uma sacada muito boa dos mangás, foi ter suas histórias transformadas em animes, porém, não acontece isso com todas as histórias produzidas, mas sim com as que mais fez sucesso na população.

Os primeiros mangás chegaram no Brasil por volta dos anos 80 e atualmente é um dos mais conhecidos, talvez você ainda não tenha ouvido sobre os manhwa e manhuas não é mesmo? Porém é bom ter o conhecimento dos três e observar qual deles mais agrada a sua personalidade, talvez até o tipo de leitura possa influenciar nisso.

Títulos de Mangás

Fullmetal Alchemist: Ele conta a história de dois jovens alquimistas que correm em busca de uma pedra mágica que pode ajuda-los a recuperar seus corpos. Para quem curte uma trama diferente de magias, essa é uma boa recomendação.

Modelo de traço Mangá ( fonte: My Hero Academia - divulgação)
Modelo de traço Mangá ( fonte: My Hero Academia – divulgação)

Outros exemplos clássicos são os adoráveis Dragon Ball, naruto, cavaleiros do zodíacos entre muitos outros, agora quais escolher? Talvez os três. Esses três títulos tiveram uma grande relevância, tanto que além de virarem série, foi investido em acessórios, roupas e principalmente bonecos das sagas para os colecionadores de plantão. Vale a pena conferir.

O Manhwa

Os manhwas são quadrinhos que de que tem o seu ponto de origem na Coreia. Em relação a sua dinâmica de leitura, é feita de esquerda para direita (exatamente como estamos acostumados por aqui), suas imagens apresentam uma ideia mais exagerada baseada no realismo, e podemos notar que os desenhos da face dos personagens lembram um desenho mais detalhado e delicado.

Manhwas são quadrinhos que nasceram na Coreia
Manhwas são quadrinhos que nasceram na Coreia

Os conteúdos dos manhwas são disponibilizados em diversas cores, além do preto e do branco e apesar de serem produzidos na Coreia, eles acabam se baseando um pouco em alguns títulos japoneses, mas com o objetivo de abordar diversos temas e tentar disseminar a cultura oriental, e um dos gêneros bastante abordados são de ação e romance.

Atualmente os manhwas estão desenvolvendo suas histórias e com um grade sucesso elas estão migrando para a TV em forma de anime. Além disso a sua distribuição na internet traz à tona muitas pessoas para acessar os conteúdos, trazendo diversos títulos famosos como o Witch Hunter por exemplo, que começou como história em quadrinhos e se tornou uma série na TV desde 2006.

Um dos fenômenos que mais ajudou no crescimento das produções coreana foi o sucesso Onda Hallyu, que impactou muito para a cultura dos mesmos. Além de sua distribuição na internet, eles também ganham espaços em filme, músicas e outras áreas, cada vez mais, é investido nos títulos de manhwas.

Títulos de Manhwas

July found by chance: A história fala sobre uma jovem chamada Danoh que descobre estar vivendo dentro de uma história em quadrinhos, ela também pode adotar o nome Extra-ordinary you (em versão dorama);

Solo Leveling: Conta a história de um caçador fraco que adota o nome de Sung Jin-woo, e fala sobre a superação dele sobre grandes dificuldades e desafios de uma masmorra que ele precisou enfrentar, após a vitória, ele conseguiu se tornar um player. A NewPop, pretende publicar esse título no Brasil.

Webtoon ou Webcomic: é o estilo da Coréia do Sul, muito Manhwas, foram feitos para quem gosta da leitura online (fonte: reprodução)
Webtoon ou Webcomic: é o estilo da Coréia do Sul, muito Manhwas, foram feitos para quem gosta da leitura online (fonte: reprodução)

Webtoon ou Webcomic: Criado na Coréia do Sul, o estilo representa grandemente os manhwas, cridos e desenvolvidos para serem lidos online, algo interessante é que ele não se prende apenas aos clássicos quadrinhos coreanos, ou seja, pode conter mangás, manhuas ou ainda, quadrinhos europeus, americanos, brasileiros etc. Para falar a verdade, os atributos de webtoons incluem, o que se chama de infinite scroll. Ou seja, o conteúdo foi formulado para estar todo ligado e poderem ser acessados não por um clique e sim através do scroll do mouse com sons e também com efeitos especiais. Como exemplo de webtoon, podemos citaro Noblesse e os artistas de webtoon são chamados de artistas de webtoon, essa não dá pra esquecer!

O Manhua

Vindo da China, o estilo tem traços mais realista do que o manhwa e mangá, mas ainda não é tão carregado como os outros. Sua leitura pode variar um pouco de acordo com a localidade, da direita para esquerda mas a grosso modo ela é semelhante a leitura dos mangás. Podemos observar que os desenhos acabam sendo mais coloridos e chamando a atenção em relação as imagens propostas.

Podemos notar algo bem interessante em relação aos manhuas. Os títulos apresentam uma certa censura, porém, é observado que as histórias são baseadas e romances, brigas e realidades colegiais, mas um fato interessante é que os casais normalmente são homossexuais.

Casais normalmente são homossexuais, trazem alguma censura, as histórias são baseadas e romances, brigas e realidades colegiais de uma maneira geral (foto: reprodução)
Casais normalmente são homossexuais, trazem alguma censura, as histórias são baseadas e romances, brigas e realidades colegiais de uma maneira geral (foto: reprodução)

Algumas das produções com extrema censura foram até proibidas de serem publicadas. Além disso eles abordam diversos gêneros baseados em suas culturas. Normalmente, a companhia que produz os títulos tentam focar mais em ganhar sucesso e popularidade.

Em relação a publicação, os manhuas também estão mergulhando no universo digital, tendo algumas obras já infiltradas nesse mundo. Os produtores tentam fazer e criar histórias que chamem a atenção do público e se tornem cada vez mais popular, com uma grande chance de ganhar mais espaço nas plataformas digitais.

O anime feito pelo Crunchyroll, Tower of God é um webtoon escrito e desenhado por Lee Jong-hui, apelidado de SIU (fonte: divulgação)
O anime feito pelo Crunchyroll, Tower of God é um webtoon escrito e desenhado por Lee Jong-hui, apelidado de SIU (fonte: divulgação)

Títulos de Manhuas

Algumas obras ainda não possuem tradução para o português, mas são consideradas com uma boa trama para expandir novas visões, são elas:

A garota da noz de Areca (manhua): é um título de webcomic criada por Lucas Paixão, onde relata a história de um jogador de futebol famoso que decide fugir do Brasil. Ele encontra uma garota que vende noz de Areca e acaba se apaixonando por ela. Essa noz é popularmente conhecida em Taiwan por ter um efeito energético equivalente a 7 xícaras de café;

Zi Bu Yu (manhua): Essa é uma obra de Xia Da, uma grande artista famosa que já teve seus quadrinhos publicados no Japão. A história relata uma garota que se muda para um lugar repleto de magia, onde o cenário é baseado na arquitetura chinesa;
July found by chance (manhwa): A história fala sobre Danoh, uma estudante que descobre estar vivendo dentro de uma história de quadrinhos. A trama também foi moldada para Dorama, que adota o nome de Extra-ordinary You;

Modelo de traço Mangá ( fonte: My Hero Academia - divulgação)
Modelo de traço Mangá ( fonte: My Hero Academia – divulgação)

Their Story (manhua): Escrito por Tan Jiu, a história é baseada no romance entre duas adolescentes que estudam em escolas próximas: Sun Jing e Qiu Tong, com momentos marcantes e engraçados;

Ayeshah’s Secret (manhua): Jing Zhang foi responsável por essa obra, e ela se baseia na vida de uma garota (Ayeshah) que perdeu a mãe no parto e cresce com uma madrasta má e três irmãos sem laços sanguíneos. O título é divido em dois volumes, chamando muita atenção pelos traços do escritor Jing;

Solo Leveling (manhwa): Conta a história de um caçador fraco, cujo o nome é Sung Jin-woo, que supera grandes dificuldades e desafios de uma masmorra avançada e acaba se tornando um player. Esse título será publicado no Brasil pela NewPop.

São estas então, as diferenças entre os estilos de traços entre mangá, manhua e manhwa com o webtoon!

Dá pra fazer arte com qualquer coisa? Vik Muniz prova que sim
Vik Muniz é um fantástico artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos, que cria imagens com qualquer coisa, com papel desfiado, nuvens, açúcar, macarrão, e até...
Confira a lista dos filmes indicados ao Oscar 2020
A lista mais aguardada por quem ama filmes finalmente foi divulgada, Coringa lidera, com 11 indicações a premiação do Oscar 2020 da Academia de Artes e Ciências...
Filme conta treta entre Ford vs Ferrari
O mundo das corridas sempre foi cheio de grandes histórias fascinantes de superação, esforço e, é claro, muita velocidade. Mas além do que é deixado nas pistas, as...
Veja a resposta de Samuel L. Jackson sobre a declaração polêmica de Scorsese sobre filmes da Marvel
O diretor Martin Scorsese fez uma declaração muito polêmica durante uma entrevista sobre seu novo filme "O Irlandês", o cineasta afirmou que os filmes da Marvel não são...
Stranger Antenna: o app da Netflix com as novidades de Stranger Things
A Netflix como sempre está trazendo novidades divertidas, desta vez para o lançamento da nova temporada de Stranger Things, ela lançou um app especial que brinca com um dos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...